terça-feira, 24 de junho de 2008

COMO NASCEU O ATLETISMO

Histórico do Atletismo

O atletismo considerado esporte-base, conta a história esportiva do homem no planeta principalmente pelo fato de ser praticado através de gestos naturais como a corrida, o lançamento e o salto, gestos estes, que resultou no benefício ao desenvolvimento da primeira corrida chamada pelos gregos de stadium, em competição esportiva no ano de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, originando às Olimpíadas. Através das provas de pistas (corridas) e várias outras modalidades que demonstram os movimentos naturais do homem, o desporto atletismo fez com que o Brasil conseguisse uma grande expressividade internacional por ser um esporte com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas e jogos Pan-Americanos juntamente com o Iatismo, mantendo assim, uma grande hegemonia na América do Sul. (CBAT, 2006; FERNANDES, 2003)

Foi em 1920 que o Brasil entrou definitivamente na História Olímpica a convite do Comitê Olímpico Internacional (COI), onde o Brasil pela primeira vez, levou sua delegação aos jogos em Antuérpia, na Bélgica, retornando com três medalhas, sendo uma de cada metal. Esta delegação foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos. (CBAT, 2006)

O atletismo, em sua formulação atual, é disputado desde o início do século XIX. Na primeira Olimpíada da era Moderna, em 1896, após a criação do Comitê Olímpico Internacional, em Atenas, Grécia, participaram 285 atletas em apenas nove modalidades esportivas, sendo suas provas, as que obtiveram maior audiência. (CBAt, 2006)

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF), foi criada em 1912 e atualmente com sede em Mônaco, é a entidade que dirige a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O atletismo brasileiro separou-se da CBD, oficialmente em 2 de dezembro de 1977, quando foi criada a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), entidade que dirige o atletismo nacional desde 1º de janeiro de 1979, onde a sede da Confederação manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando foi transferida para Manaus. A CBAt além de representar 27 federações, promove as principais competições nacionais de atletismo no país, como o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, instituído em 1925 e o Troféu Brasil de Atletismo (criado em 1945, sendo esta, a principal competição do calendário da CBAt, onde os atletas vencedores de suas provas são considerados desde 1986, os “Campeões Brasileiros de Atletismo”), isto em todas as categorias – adulto, juvenil (até 19 anos) e menor (até 17 anos) – e em todas as modalidades do Atletismo, sendo a mesma, uma das modalidades esportiva com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas. (CBAt, 2006)

Um comentário:

Thaina Gonçalves disse...

Muito bom Mais da próxima faz tudo sobre isso
Exemplo:
Onde e quando nasceu ?
Me ajude estou precisando